Blog destinado para ajudar pessoas, e tirar dúvidas sobre a psicologia em geral! Convido desde já profissionais e estudantes de psicologia ,para fazermos um intercâmbio de ideias! Trocar os nossos Psiconhecimentos! Não só pessoas da área psico, mais qualquer um que queira um esclarecimento sobre psicologia, família, relacionamentos, dia-a-dia e etc...

domingo, 16 de junho de 2013

Complexo de Édipo... você sabe o que é?



Quem já ouviu falar em "COMPLEXO DE ÉDIPO"?

O Complexo de Édipo foi formulado e descrito por Sigmund Freud no fim do século 19, com base na mitologia grega de "Édipo Rei". É uma das teorias da psicanálise que descreve a atração que os filhos sentiriam pelo genitor do sexo oposto, ao mesmo tempo em que rivalizaria com o do mesmo sexo. Segundo especialista, a intervenção dos pais e a passagem por este momento do desenvolvimento são essenciais para a criança...Vamos conversar sobre o Aparelho Psicossexual em breve!
Esse complexo costuma se desenvolver entre três e cinco anos, quando os pequenos começam a perceber mais o ambiente a sua volta. “É muito importante que os pais entendam que é natural que isso aconteça, a criança quer se sentir segura de que ela é amada, de que é especial”, explica a psicóloga, sexóloga e educadora sexual Sandra Vasques. A preferência da criança por um dos pais, porém, não tem conotação sexual. Na verdade, é a necessidade que a criança sente de ter a mesma atenção que um dos pais recebe.
Dose a atenção
O principal é quando os pais começarem a perceber essa reação da criança, de exigir a atenção de um dos dois, não reforçando essa atitude. “Os pais não devem ceder a essa necessidade de atenção. A criança tem de entender que o pai e a mãe têm uma vida além da relação com ela. Na hora de dormir, por exemplo, a mãe deve levar o filho para dormir no próprio quarto, e voltar para o seu próprio quarto”, exemplifica Sandra. Ceder à insistência e deixar que ela durma com os pais, por exemplo, não é correto, como diz a psicóloga do Hospital São Camilo, de São Paulo, Rita Calegari. “A criança vai saindo do universo infantil e vai indo para o mundo adulto, e temos de chamá-la para o nosso lado, e não nós irmos para o dela”, afirma.
A correta resolução do Complexo de Édipo, que ocorre com a intervenção dos pais em conter a necessidade de atenção que a criança desenvolve, é fundamental para que os pequenos cresçam e tenham uma saúde emocional bem desenvolvida. “É importante para que, no futuro, quando adultos, as pessoas não fiquem presas à figura do pai ou da mãe na hora de buscar seus pares, não tenham problemas de relacionamento”, declara Sandra.
Nos dias de hoje
A teoria sobre este complexo, contudo, foi desenvolvida no começo do século, quando os costumes e a realidade eram diferentes. As famílias normalmente eram formadas por um pai e uma mãe que se casavam e mantinham uma relação estável - normalmente, pelo resto da vida. Conforme a sociedade foi evoluindo, as famílias mudaram, e o Complexo de Édipo também pode se apesentar com conjunturas diferentes. O foco de atenção pode, inclusive, ser alguém fora do núcleo familiar, como um professor ou um tio.
Além disso, o Complexo de Édipo é uma das teorias da psicanálise de Freud e, como qualquer teoria, apresenta controvérsias. “Ela é absoluta, é uma crítica da psicanálise que nasceu no século 18, muitos autores consideram as teorias desatualizadas, desligadas do mundo moderno. É preciso uma leitura cuidadosa sobre isso”, comenta Rita. 
Fonte:Terra
Compartilhe : :

0 comentários:

Postar um comentário